Uma homenagem à Vivien Leigh

domingo, 22 de abril de 2012

Trabalho intenso

Vivien Leigh em THE MASK OF VIRTUE, 1935.
Segundo os críticos de teatro da época, Vivien tinha muita beleza e inteligência, mas o som de sua voz era fraco e se ela quisesse realmente se tornar uma atriz, teria que trabalhar muito. Naquela época, ela não conseguia preencher um teatro com a voz. Antes de THE MASK OF VIRTUE, Vivien estreou em THE GREEN SASH, um romance que se passa em Florença.
Além das duas peças, 1935 foi o ano em que Vivien estreou em 4 filmes. Seja em pequenas participações ou a protagonista de um filme hoje esquecido, são eles: THINGS ARE LOOKING UP, THE VILLAGE
SQUIRE, GENTLEMEN'S AGREEMENT e LOOK UP AND LAUGH. Foi durante as filmagens destes trabalhos que ela começou a se interessar cada vez mais em se estabilizar como atriz. Quando Holman chegava em casa,Vivien já estava dormindo. Filmando todos os dias da semana, era impossível se concentrar no papel de rainha do lar, uma coisa a qual ela não dava muita importância mesmo. Elétrica, a jovem que adorava festas e jantares já não aguentava mais viver em casa o dia todo e logo o casamento se tornou uma união de amigos, já que o marido, apesar de não encorajar Viven a seguir uma carreira artística, também não colocava barreiras. Era um bom homem, e mesmo depois de divorciados a amizade permaneceu e ela trocou cartas com Leigh por muitos anos. Além de ter se tornado seu confidente, ele ainda dera permissão para Vivien seguir com seu sobrenome. Depois do parto de Suzanne, em 12 de outubro de 1933, Vivien colocou em seu diário, à lápiz: "Tive um bebê - uma menina".

2 comentários:

  1. Dani;

    Mais que bela esta primeira foto da Vivien. Ela, mesmo tendo sido uma mulher muito bela, esta foto está perfeita.

    Conheço pouco de sua carreira. Nunca vi nada seu feito antes de ...E O Vento Levou.

    Quanto ao seu esposo Holman, não faço idéia quem tenha sido. Conheço apenas seu casamento com Laurence Oliver.

    Mas ela tem mesmo feições de uma mulher irriquieta. Assim, por melhor que fosse, em todos os parâmetros, seu marido, ela não mostra ares de poder conviver com ninguém por muito tempo não.

    Existe este tipo de mulher. Aquela que não para, que sempre quer saber e subir mais na vida, que é muito agitada e que valoriza muito pouco as coisas do lar.
    E a Vivien deveria ser exatamente assim.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jurandir,
    a Vivien valorizava muito as coisas do lar. O problema é que ela se casou aos 18 anos pensando que seria para sempre. E não foi. Ela foi precipitada, pois ainda estava se descobrindo como mulher e ser humano, tanto é que, logo assim que descobriu o teatro em sua vida, apareceu o grande amor de sua vida: Olivier.
    Um abraço
    Dani

    ResponderExcluir